crossfit.games.open.2015.projeto.agoge

Tudo sobre os CrossFit Games 2015

Nesta quinta-feira, dia 26 de fevereiro, começou o CrossFit Games 2015, ou para os íntimos o Open, como é chamado nas academias de CrossFit, sendo esta competição um dos aspectos mais legais do CrossFit e que ajudou e muito na sua popularização.

O CrossFit Games é uma competição anual organizada pela própria empresa CrossFit Inc durante cinco semanas de forma online, onde a cada semana é proposto uma série de exercícios nova (WOD) na quinta-feira e todo o mundo (literalmente, todo o mundo) tem até segunda-feira para fazê-lo e postar no site o seu resultado, com repetições, tempo, carga e tudo mais, sendo que o WOD deve ser filmado ou auditado por um juiz certificado pela CrossFit Inc.

Uma vez feito o WOD e postado o seu resultado, você poderá competir com todo o mundo, vendo a sua posição por idade, categoria, região ou até mesmo com seus amigos, podendo realmente mensurar e comparar a sua condição fitness de uma forma padronizada e prazerosa.

Ah, muito importante, dentro destes quatro dias alguém que você conhece ou quer passar no ranking fez um WOD melhor que o seu? Não tem problema, nesta janela de quatro dias, você poderá submeter quantos WOD quiser (ou talvez seria melhor dizer, quantos WOD conseguir).

No ano de 2014 foram mais de duzentos mil competidores em todo o mundo e neste ano acredito que serão ainda mais inscritos devido a incrível popularidade que o CrossFit está ganhando. Nos EUA, o CrossFit é transmitido pela ESPN e possui patrocínios milionários, mas você sabia que tudo começou de uma maneira bem simples?

Tudo começou quando o criador do CrossFit, o ex-ginasta Greg Glassman, foi para o rancho de um dos seus alunos, o ex-fuzileiro Dave Castro, e dai surgiu a idéia ‘’Que tal a gente fazer uma competição aqui?’’. Essa idéia surgiu do nada durante uma conversa informal no ano de 2007 e já naquele ano, teve início o primeiro CrossFit Games com 123 atletas dos EUA e do Canadá com a humilde premiação de 500 dólares.

Em 2009, o CrossFit foi considerado como um esporte global, já que sua competição reuniu atletas de todos os continentes do mundo, porém foi em 2011 que a história do CrossFit Games mudou, passando para o formato online atual e o CEO e fundador da empresa Greg Glassman fechou um contrato milionário de 10 anos com a Reebok e a competição começou a ser chamada de Reebok CrossFit Games.

Hoje a premiação é de 500 mil dólares sem contar os inúmeros patrocínios de suplementação e marcas esportivas, fora o título de “The fittest on Earth”, em tradução livre “O melhor condicionamento físico da Terra”.

Alguns acham prepotência uma modalidade esportiva coroar seu campeão desta forma, porém que outra modalidade avalia tantas capacidades físicas diferentes de forma tão exigente? Iron man? Homem mais forte do mundo? MMA? Cada uma delas, pode formar atletas que em determinada prova podem ir melhor que os atletas do CrossFit, mas com certeza, nenhuma delas, formará um atleta para uma série de exercícios aleatória compreendendo força e condicionamento capaz de ganhar de um atleta de CrossFit.

Certa vez, o diretor dos jogos foi questionado numa coletiva de imprensa sobre isto e ele falou ‘’se existem outras modalidades que se acham mais eficientes, ok, então provem! O dinheiro está aqui é só chegar e pegar” se referindo aos 500 mil de premiação do Reebok CrossFit Games. Até hoje, estão esperando um desafiante.

A esta altura você deve estar se perguntando, quem é o cara dos últimos CrossFit Games?

A resposta é uma só: Rich Froning Jr.

Este americano do Tennessee, que já foi jogador de beisebol na universidade e bombeiro, se encontrou como atleta profissional de CrossFit, que o fez nada mais, nada menos que QUATRO VEZES campeão dos CrossFit Games, de 2011 á 2014, sendo que das vezes que ele competiu, só não foi campeão em 2010, quando tinha acabado de começar a treinar CrossFit. Para saber como o Rich Froning Jr. está indo no Open deste ano ou mesmo saber tudo sobre o CrossFit Games 2015, clique neste link.

Durante estas cinco semanas, todas as pessoas que fazem CrossFit, respiram o Open e ao final deste período, pode ter certeza, todos estarão extenuados por terem sido levados além do seu máximo durante algumas semanas, mas contentes por fazerem parte desta competição, que coroa o seu campeão com o titulo de “The fittest on Earth”.

E eu? Este ano não estou participando do Open visto que ainda não tenho capacidade atlética para isto ainda, no entanto em 2016 não só competirei, como tenho certeza que não farei feio.

Atualização – Para ver o WOD da semana 15.1, clique aqui

Se você gostou, curta a nossa página no Facebook e compartilhe com seus amigos.

Deixe um Comentário