O que é CrossFit / MMT?

o.que.crossfit.o.que.mmt

CrossFit é uma empresa americana fundada nos anos 2000 que promoveu a nível mundial o esporte conhecido como MMT (Mixed Modalities Training), com uma metodologia que incentiva a competição e a medição de resultados, originando até mesmo uma competição de nível mundial, chamada de Reebok CrossFit Games.

O CrossFit está para o MMT, assim como Bombril está para palha de aço, assim como Gillette está para lamina de barbear ou até mesmo como o Nescau está para o achocolatado em pó, ou seja, a marca virou sinonimo do produto, sendo mais claro, a empresa CrossFit se “apoderou” de um esporte que existe a milhares de anos, como veremos a seguir.

Embora a definição do termo MMT seja nova, esportes com características similares ao MMT são milenares. Um exemplo histórico importante é o Pentatlo da Grécia antiga, introduzido em 708 A.C. O pentatlo dos Gregos antigos era composto pelo lançamento do disco, lançamento do dardo, salto em comprimento, a corrida de estádio (semelhante aos 200 m) e a luta.

Assim como o pentatlo, diversas outras modalidades desportivas foram oriundas da miscigenação de vários esportes. Uma característica importante que diferencia uma competição de MMT desses demais esportes é que no MMT as modalidades desportivas e a forma como elas podem aparecer nas competições é livre e muda de evento para evento. Atualmente as maiores competições de MMT são o já dito CrossFit Games e o NPGL, que é a liga profissional norte americana de MMT.

É impossível falar de MMT e não falar de CrossFit, visto que se hoje o MMT é um esporte de nível mundial, deve praticamente tudo ao CrossFit e sua metodologia, que tem por objetivo:

  • Ser um programa de condicionamento físico projetado para extrair respostas adaptativas o mais rápido possível
  • Otimizar as competências físicas de cada das 10 reconhecidas características do fitness, que são:
    • Resistência Cardiovascular e Respiratória
    • Energia
    • Força
    • Flexibilidade
    • Potência
    • Velocidade
    • Coordenação
    • Agilidade
    • Equilíbrio
    • Precisão
  • Melhorar as competências dos indivíduos em todas as tarefas físicas, para executar com sucesso desafios físicos múltiplos, diversos e randomizados.
  • Maximização das respostas neuroendócrinas, desenvolvimento de força, cross-training com múltiplas modalidades de treinamento, treinos constantes e práticos com movimentos funcionais.
  • Aumentar a capacidade em controlar o corpo de forma dinâmica e estática, enquanto se maximiza a razão força peso e a flexibilidade, utilizando treinamento em ginástica olímpica, desde os movimentos mais rudimentares até os mais avançados
  • Desenvolvimento de potência explosiva, controle de objetos externos e padrões de recrutamento motor, através de uma grande ênfase em Levantamento de Peso Olímpico.
  • Incentivar e ajudar as pessoas a explorar a variedade de esportes como um veiculo para a expressão e aplicação de seu condicionamento.

Para atingir os seus objetivos, o CrossFit utiliza uma metodologia de treinamento com os seguintes tipos de exercícios:

  • Exercícios Calistênicos
  • Levantamento de Peso Olímpico
  • Powerlifting ( Supino, agachamento, etc)
  • Exercícios Pliométricos (Saltos)
  • Exercícios com peso corporal (Subida em corda, parada de mão, etc)
  • Cardio (Corridas, Remo indoor, etc)

E como é esta metodologia? Funciona mais ou menos assim:

  • Todo dia é feito um WOD (Workout of the day), que nada mais que uma série de exercícios variados, normalmente com um controle temporal.
  • Antes de fazer o WOD, são feitos alongamentos, uma série de aquecimento e é passado um exercício técnico para reforçar como deve ser feito o WOD
  • O aquecimento normalmente já é pesado e inclui tanto exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
  • Após fazer o WOD, todos os participantes da aula vão a um quadro na academia e escrevem o seu resultado, tanto no quadro, quanto em um livro para controle pessoal.
  • Com isto, você poderá comparar o seu resultado com os seus amigos e atém mesmo com você, como forma de medir o seu progresso.

E a efetividade do método? Em 2010 o exército americano conduziu um estudo com duração de seis semanas, onde foi aplicado um WOD padronizado no inicio e no final do período, com o intuito de medir o ganho de força dos soldados e o resultado foi um aumento médio de 20%.

Em 2013, alguns cientistas na Universidade do Estado de Ohio revelaram que os participantes do programa CrossFit aumentaram de maneira significativa o VO2 máximo e diminuíram a percentagem de gordura corporal, tanto para homens e mulheres em todos os niveis de condicionamento físico, como pode ser visto neste link.

Diante deste método diferenciado, resultados comprovados e principalmente, ser uma forma menos maçante e mais intensa de treino, o esporte MMT através de uma academia da CrossFit foi o escolhido para participar do Projeto Agogê.

Deixe um Comentário